5.5.05

Apague tudo o que você sabe sobre Comunicação

Há quase um ano venho colhendo evidências de que estamos no meio de mais uma revolução da Comunicação, especificamente na área do Marketing e das Relações Públicas. Uma revolução provocada pelos fóruns, comunidades online, redes sociais, blogs, RSS, wikis, podcasts e afins. Cheguei a estudá-la parcialmente na monografia do MBA que fiz na Coppead, no ano passado, mas encontrei muito pouco material sobre o assunto e terminei o trabalho com plena consicência de que ainda havia muito a ser dito.

No início do ano, voltando de um evento no exterior e depois de ter lido nas conexões anteriores todas as revistas que costumo comprar quando viajo , acabei pegando uma Fortune cuja capa era "As dez tendências tecnológicas para 2005". A primeira delas falava sobre a crescente importância dos blogs e, embora eu saiba que isso não teria sido possível, parecia que os autores tinham lido minha monografia. Viva! Existe mais gente discutindo isso, afinal! (Depois vi que havia MUITA gente discutindo, mas nem com meus quase dez anos de experiência em Internet eu tinha conseguido encontrar o mapa da mina até então)

Ao longo dos últimos meses a discussão começou a esquentar, eu mesmo passei a prestar mais atenção no assunto e me propus a dar algumas aulas sobre o impacto das novas tecnologias na Comunicação na Veiga de Almeida, uma universidade aqui do Rio. Isso acabou me obrigando a pesquisar ainda mais, a organizar as idéias, a procurar material de leitura para recomendar aos alunos. O interesse foi crescendo ao ponto de eu sentir que precisava fazer alguma coisa, que tinha o dever de tentar mostrar ao mundo - ou pelo menos ao mundo que prefere ler sobre isso em português - o que está acontecendo por aí.

Assim surgiu este blog, que entra na rede neste cabalístico 05/05/05 em caráter experimental, com ferramenta de publicação e domínio provisórios, para não ficar ainda mais atrasado do que já está. Reciclando novamente as palavras que Jeffrey Harrow consagrou em sua newsletter The Rapidly Changing Face of Computing e que eu já havia usado como título de minha primeira (e malsucedida) incursão no mundo dos blogs, em 2002, Do not blink! As coisas estão acontecendo rápido demais até para quem está prestando atenção acompanhar.