25.5.05

The Long Tail

No fim do ano passado encontrei na Wired um magnífico texto de Chris Anderson sobre um fenômeno batizado de The Long Tail (O rabo comprido? Essas coisas nunca ficam bem em português!). De cara achei que devia ser assunto de um livro e fui procurar alguma referência sobre o assunto para acrescentar à minha monografia. Não havia, simplesemente porque Anderson havia acabado de começar a discutir o conceito. Esta semana descobri que o editor da Wired continuou suas divagações no blog The Long Tail - Um diário público a caminho de um livro. Ah, então haverá um livro, afinal! Vou tratar de reservar um exemplar.

Vamos tentar resumir o fascinante conceito em dois parágrafos: tradicionalmente as empresas concentram seus esforços apenas nos produtos que mais vendem. No caso de livros, aqueles poucos bestsellers que vendem centenas de milhares de exemplares. Quanto menos um livro vende, mais para o "fim da fila" ele vai. Não aparece nos jornais, não é encontrado nas livrarias, é como se não existisse. Mas isso é uma restrição do mundo físico. Na Internet, esse livro continua existindo. Sozinho ele vende pouco, mas combinado aos milhares de títulos em condições semelhantes, o potencial é maior que o dos best-sellers. A tecnologia permite que elementos relelegados ao "rabo comprido" movimentem negócios.

A Amazon cresceu porque podia ter esses livros em suas prateleiras virtuais. Os serviços de música online cresceram porque têm canções que nem existem nas lojas. O programa de links patrocinados do Google é um sucesso porque inclui "veículos" e anunciantes do fim da fila (na primeira reunião de acionistas do Google, o presidente Eric Smith definiu a missão da empresa como "serving the long tail"). Os blogs estão se fortalecendo pois conseguem agradar a nichos que a mídia tradicional é genérica demais para atingir. Seu poder está na diversidade. Poucos são os blogs que tem a audiência de um jornal, mas com 60 milhões de blogs no mundo, seu alcance combinado não pode mais ser desprezado. Os últimos serão os primeiros!

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Tem este outro texto falando no 'rabo comrpido' http://www.imediaconnection.com/content/4559.asp e eu já li um outro, acho que do Downes sobre isso. Resta achar :)
abraço,
Su

11:18 AM  

Postar um comentário

<< Home