6.5.05

O velho e tradicional e-mail...

Um dia desses eu estava ouvindo o excelente podcast For Imediate Release: The Hobson and Holtz Report, sobre o mundo da comunicação, e uma observação aparentemente inocente de um dos apresentadores me chamou a atenção. Eles estavam convidando os ouvintes a comentarem as notícias pela sua commentline (uma linha telefônica com correio de voz para armazenar os comentários), deixando comments em seus blogs pessoais ou no do podcast, ou, "para os mais tradicionais", pelo e-mail comments@forimmediaterelease.biz.

Perceberam a dimensão do trecho entre aspas? E-mail virou "forma de comunicação tradicional"! Por tabela, aquilo que chamavamos de correio convencional é cada vez mais uma coisa do passado. Nem as sessões de cartas dos leitores recebem mais cartas de verdade em número relevante - basta olhar aquelas estatísticas que as revistas semanais costumam publicar ou prestar atenção às assinaturas das cartas nos jornais. No Globo de hoje, por exemplo, absolutamente todas as "cartas" chegaram por e-mail ou via Globo Online. Quem acha que estar na Internet e ter é mail é ser moderno, deve começar a reconsiderar seriamente esta posição.

E já que mencionamos o For Immediate Release (FIR): gravar um programa de "rádio" no seu computador e distribui-lo po RSS, mais ou menos o que define um podcast, também já não é tão high-tech assim. O quente é fazê-lo como a dupla Neville Hobson e Shel Holtz, os apresentadores do FIR: o primeiro de Amsterdam, na Holanda, e o segundo de Concord, na Califórnia (EUA), comunicando-se pelo Skype, o programa que tornou a voz-sobre-IP acessível. O melhor de tudo: se eles não contassem, a maioria nem perceberia, tão boa é a qualidade do som. Para quem entende inglês, é um podcast que eu definitivamente recomendo assinar.