10.5.05

Find, listen, engage, empower

Perdoem o título em inglês, mas ainda não consegui uma tradução adequada para os quatro princípios que guiam a tal iniciativa de relacionamento com formadores de opinião online da Cooperkatz, de Steve Rubel. Sem desmerecer seu trabalho diário no blog Micropersuasion, esta é talvez a maior colaboração desse profissional de relações públicas para que os blogs e afins sejam levados a sério. Pelo menos é a primeira abordagem do assunto com embasamento teórico, estratégia definida e relevância didática.

Basicamente, o que Steve defende é que o primeiro passo de uma estratégia de relacionamento online deve ser encontrar (Find) os formadores de opinião relevantes à sua área de atuação, em especial os evangelistas e vigilantes (ou apóstolos e terroristas, como me refiro a eles na minha monografia) que já discutem a sua empresa.

Depois, deve-se ouvir (Listen) o que eles têm a dizer - em muitos casos, como Robert Scoble e seu blog quase oficial sobre a Microsoft, só isso já é suficiente para dar uma nova cara à empresa ("Oh, eles querem saber o que pensamos!"). Uma das coisas interessantes da estratégia da Cooperkatz é que eles admitem que nem todo cliente estará pronto para se adequar aos quatro princípios. Na minha opinião, chegar até aqui já será uma grande vitória.

O terceiro princípio defende o engajamento (Engage) daquele público identificado no primeiro e ouvido no segundo. Converse com eles, responda suas críticas (seja com palavras, seja com ações), faça-os perceber que além de querer saber o que pensam, você se preocupa em agradá-los. O engajamento pode ser exclusivamente online, mas também pode ganhar o mundo real. Promova um encontro com esses formadores de opinião, por exemplo.

Por fim, o princípio do fortalecimento (Empower) - agradeço sugestões de um termo melhor, que continua me fugindo à cabeça. Aqui você dá ferramentas a seu público para que continuem falando de você. Fornece produtos para avaliação, estimula a divulgação de sua marca por seus evangelistas (a campanha Get Firefox é um marco do empowerment do consumidor) etc.

Os princípios estão bem melhor explicados no blog do Steve, mas espero pelo menos ter despertado o interesse de quem ler este post para o assunto.