12.5.05

Porque relações públicas e não publicidade

Ouvindo uma edição antiga do podcast For Immediate Release, de Hobson e Holtz, encontrei o melhor argumento até agora para justificar a necessidade de profissionais de relações públicas na formulação das estratégias corporativas de blogs e afins. Segundo a dupla (não lembro qual dos dois disse isso), os assessores de imprensa e assemelhados estão habituados a trabalhar em condições fora de controle - já que não podem obrigar um jornalista a escrever ou não determinada matéria. Já os profissionais de publicidade estão acostumados a situações controladas em que podem pagar para a mensagem ser disseminada exatamente como a empresa quer.

Aliás, esqueci de comentar um trecho muito interessante do relatório Trust MEdia citado no post anterior: uma das fontes declarou que, graças aos blogs, o trabalho de relações públicas finalmente tem a ver realmente com se relacionar com o público. Antes deles, esse trabalho praticamente só acontecia com o intermédio da mídia - daí a confusão entre as atividades de RP e assessoria de imprensa. Ah, e não falei também que Richard Edelman, presidente da empresa de PR que leva seu sobrenome e realizou o estudo junto com a Inteliseek, é também um blogueiro convicto. Mais um bookmark obrigatório!